cc-tapis, Tapetes Feitos à Mão

By Maio 31, 2023 cc-tapis, design, luxo, sinaisdotempo, tapetes
Tapetes feitos à mão

cc-tapis, tapetes feitos à mão por artesãos tibetanos.

A marca italiana orgulha-se em dizer que não existem máquinas envolvidas no processo de produção dos seus tapetes. O nó tibetano, que compõe todas as peças cc-tapis, é uma técnica de produção extremamente antiga e complexa, feita à mão, por artesãos tibetanos. Um tapete cc-tapis pode apresentar até 232.000 nós por metro quadrado.

Os tapetes são produzidos no atelier cc-tapis na região de Boudha e todas as fases da produção são geridas a partir do atelier, desde a escolha das matérias-primas até à lavagem final. Essa gestão local permite não só a escolha minuciosa dos materiais, como também a criação de peças sob medida. Para a escolha das matérias-primas, a cc-tapis utiliza apenas os melhores materiais naturais, como a lã do Himalaias, a seda importada da China, o linho e a fibra de Aloe.

Todos os materiais são processados e fiados à mão no atelier, sendo possível escolher entre fios extremamente finos ou grossos e texturados. A seguir, as peças são lavadas e depois tingidas à mão pelo “mestre da cor” local. Após os materiais serem lavados e tingidos, começa o nó manual tibetano. Uma urdidura, feita de centenas de fios de algodão, é esticada em um tear vertical. Os fios de lã, seda, linho e babosa são então entrelaçados na urdidura de algodão e o desenho é finalmente criado. Quando o nó é concluído, o tapete passa pelas fases de acabamento, que inclui o corte manual para definir o design. Por fim, os tapetes são lavados em água da chuva reciclada e esticados ao sol para secar.

O resultado final desta produção artesanal são tapetes feitos à mão, únicos e com cores inigualáveis.

A Sinais do Tempo é representante exclusiva da cc-tapis em Portugal. Visite o nosso showroom e descubra mais sobre a marca.

Leave a Reply